A IMPORTÂNCIA DA DESTINAÇÃO CORRETA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM EMPRESAS

Um dos grandes desafios para a sociedade moderna, onde o nível de consumo tende a crescer, é a destinação correta dos resíduos provenientes das atividades de fabricação de produtos de consumo. No Brasil, cerca de 41,6% dos resíduos sólidos urbanos têm destinação final inadequada, o que evidencia certa indiferença quanto à gestão correta desses resíduos no País.

A preocupação das empresas quanto a essa má gestão de resíduos tem aumentado, como resposta à maior exigência do consumidor por empresas mais dispostas a produzir seus produtos viabilizando menor degradação do meio ambiente, tanto na produção, quanto na distribuição, no consumo e no descarte final. Essa mudança no processo produtivo baseia-se na Gestão Ambiental, que propõe a ascensão do potencial competitivo, alinhando o objetivo dos empregadores (lucratividade) à proteção ambiental.

Além de contribuir para a diminuição de impactos ambientais, tais como a degradação do solo, o comprometimento dos corpos d’água e mananciais, e intensificação de enchentes, a execução de programas de gerenciamento de resíduos sólidos possui um fator social importantíssimo, principalmente em um país onde uma parcela significativa da população obtém renda por meio de cooperativas de catadores.

Apesar de representarem um custo inicial, iniciativas sustentáveis podem ajudar na consolidação de uma marca mais forte para a empresa, o que propicia maior poder de precificação. Um exemplo de iniciativa sustentável é a calculadora de impacto ambiental, criada pela Natura, na qual são inseridas informações sobre os materiais a serem utilizados nos produtos, e calcula-se o impacto ambiental das diferentes alternativas. Essa calculadora proporciona uma visão mais ampla dos resíduos gerados, desde a produção e distribuição, até o descarte dos produtos pelos consumidores.

APRESENTAMOS algumas vantagens de uma Gestão Ambiental adequadamente aplicada. Dentre elas estão:

• Redução de custos, consequente da diminuição do consumo dos recursos naturais e dos resíduos gerados;

• Possibilidade de conquista de mercados internacionais, por adequar-se às normas de exigência comercial;

• Melhoria da imagem da empresa pela implantação de um modelo de administração responsável.

A Meio Ambiente Engenharia conta com uma equipe composta por profissionais de diversas áreas, com experiência no gerenciamento de resíduos, podem auxiliar e orientar no planejamento de seu projeto, apresentando possibilidades e alternativas técnicas, respeitando sempre a legislação, otimizando tempo e minimizando custos para seu negócio.

Entre em contato e conheça melhor nossos serviços.